Marketing de nicho: razões para sua agência atuar com públicos específicos

O trabalho com um nicho específico pode trazer vários benefícios para seu negócio, contribuindo bastante nas etapas de atração e geração de oportunidade; saiba mais.

Quem trabalha nesse meio sabe: em cada esquina está surgindo uma agência que oferece (ou diz oferecer) serviços de marketing digital. E não é à toa, isso acontece porque existe público para elas. Empresas de todos os tamanhos e segmentos estão mais atentas às entregas que essas agências podem oferecer e indo atrás de um bom fornecedor. E no meio desse mar de agências digitais, o que faz a sua ser diferente e merecer ser escolhida?

Claro, uma equipe talentosa, a entrega de um serviços de qualidade, foco em resultados importantes para o negócio do cliente e saber fazer uma boa venda da sua agência contam pontos. Mas talvez você não tenha explorado uma outra possibilidade: e se você trabalhar com marketing para um nicho específico?

Sei que não é uma decisão que se toma de uma hora para a outra, mas existem algumas vantagem nessa escolha. Por isso, pedimos para a Bruna Rezende*, sócia da E-saúde, agência especializada no marketing médico, compartilhar um pouco da sua experiência conosco.

Em meus estudos sobre empreendedorismo e negócios, sempre fui aconselhada a focar meu negócio em um segmento específico. Na minha primeira experiência como empresária, dez anos atrás, não ouvi o conselho. E o negócio não deu certo. Na minha segunda tentativa, decidi ouvir o conselho de tantos especialistas e focar: sendo a minha sócia médica, decidimos pela área da saúde e montamos a nossa agência.

Aos poucos fomos percebendo que a estratégia de nicho, inocente no início e não tão ambiciosa, acabou funcionando muito bem. Cinco anos depois, enxergo alguns motivos pelos quais essa estratégia seja tão fundamental para o sucesso de qualquer empresa:

Permite conhecer os desafios e a linguagem do cliente

A estratégia de nicho permite que conheçamos mais profundamente nosso público-alvo. Conhecendo o público, nosso cliente, vamos conseguir entender melhor quais são suas dores, seus problemas, desafios, e como podemos atendê-lo ainda melhor. Além disso, aprendemos como nos comunicar com esse cliente, qual é a sua linguagem e como entramos no universo particular dele.

Facilita as indicações e aumenta a credibilidade

O marketing de nicho facilita também as indicações e sua credibilidade no segmento de atuação. Em geral, os profissionais de uma mesma profissão conhecem outros da mesma área e podem indicar os seus serviços. Além disso, profissionais e empresas da mesma área veem com bons olhos agências que já atenderam seus parceiros ou até mesmo concorrentes, porque demonstra o conhecimento especializado da sua agência.

Ganho de um diferencial de mercado

Ao se especializar em um nicho, naturalmente você ganha um diferencial competitivo de quem atende diversos públicos. E consequentemente, seu serviço pode ser mais valorizado e você pode cobrar mais por isso.

Foco em um nicho de mercado que tenha recursos para investir em marketing

Mais do que optar por um nicho, sua agência deve optar por um nicho que tenha verba para investimento em marketing. Alguns exemplos de nicho são a construção civil, imobiliárias, moda, beleza, contabilidade, alimentação, entre muitos outros.

Resumindo, o marketing de nicho funcionou muito bem pra nós, e eu espero que possa ser uma dica útil e válida para sua agência também.

*Bruna Baumgarten Rezende é sócia-diretora da E-saúde, agência especializada em marketing médico. É empreendedora formada em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe um comentário